UFSC recebe primeira etiqueta de eficiência energética

24/10/2013 16:06

A fim de avaliar a eficiência energética dentro de especificações e sistemas de envoltória, o projeto da edificação do Restaurante Universitário – RU foi inspecionado em 2013 pelo Organismo de Inspeção em Eficiência Energética de Edificações da Fundação CERTI (OI3E) e recebeu a etiqueta de projeto nível de eficiência ‘A ‘ ENCE Parcial da Envoltória  conforme diretrizes do Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C).
A envoltória é composta pelas fachadas e cobertura, incluindo as aberturas envidraçadas e vãos. A classificação da envoltória faz-se através da determinação de um conjunto de índices referentes às características físicas da edificação. Componentes opacos e dispositivos de iluminação zenital são definidos em pré-requisitos enquanto as aberturas verticais são avaliadas através de equações. Estes parâmetros compõem a “pele” da edificação (como cobertura, fachada e aberturas), e são complementados pelo volume, pela área de piso da edificação e pela orientação das fachadas.

O que é a etiqueta?
A Etiqueta é o Selo de Conformidade que evidencia o atendimento a requisitos de desempenho (e, em alguns casos, adicionalmente, também de segurança) estabelecidos em normas e regulamentos técnicos. A Etiqueta PBE Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/PROCEL Edifica.

Saiba mais sobre o projeto do RU
Com área total de 3.332,21m² e capacidade para 10mil refeições diárias, o projeto, concluído em 2008 foi elaborado por:
Arquitetura – Arq. Francisco Alexandre Sommer Martins (DPAE) e Arq Leila da Silva Cardozo (DPAE)
Complementares – Refeitório: Conte Cornetet/ Cozinha: CBR Engenharia

Fontes: http://cb3e.ufsc.br    http://www.procelinfo.com.br/

Tags: eficiência energéticaetiquetagem em edificações